quarta-feira, 2 de março de 2016

Tipos de Dança na Igreja

Existem diversos tipos de dança executadas no culto a Deus. Assim como existem diversos tipos de dança como balé clássico, contemporâneo, jazz, hip hop, Street dance, break dance, dança de salão e tantos outros. No culto, as danças são exclusivamente para acompanhar o culto, com júbilo, contrição, adoração, quebrantamento, etc.

A dança na igreja não pode ser uma "dança-show", pois este não é o seu propósito.
A dança na igreja tem um propósito específico.

Então, vamos lá.

1. Adoração
Eu diria que é a mais importante de todas, pois é quando o adorador com danças se entrega totalmente ao Senhor com seu corpo, levando muitos outros a adorar também.

Geralmente é acompanhada de músicas de mesmo tema, adoração, num ritmo mais lento. Os ministros de dança procuram movimentos que indiquem essa adoração. Geralmente no balé clássico, no contemporâneo, no moderno, entre outros movimentos que o Senhor nos indica:


2. Júbilo/Regozijo/Alegria


São músicas alegres, onde festejamos a alegria de estar na presença de Deus, louvando-o contando as muitas bênçãos. Músicas alegres, festivas, com ritmos festivos. Presença de saltos, giros, grand jetés, piruetas diversas, grand battements, dentre tantos passos do balé, também de outros estilos de dança.



3. Quebrantamento/Humildade/Arrependimento/Confissão

Momentos importantes da dança. Músicas lentas, que lembrem confissão de pecados, quebrantamento, entrega do coração a Jesus. Os movimentos têm bastante relevância no plano baixo (chão) e médio, geralmente se utiliza muito de passos do contemporâneo. 


4. Dança Profética

Dança que tem a função de profetizar e ministrar bênçãos diversas às outras pessoas, como cura, unção etc. Essas danças podem ser em qualquer ritmo, mas têm que ter a ver com o que quer se profetizar. Pode-se profetizar salvação às nações, salvação às almas perdidas (genericamente), cura às pessoas doentes presentes ou não, etc. Os movimentos são variados, o Espírito Santo direciona. Um dos movimentos mais utilizados é a imposição de mãos sobre as pessoas, com variações. A base da dança profética é a intercessão. A partir daí, são criados os diversos passos. Também é muito freqüentemente executada de forma espontânea, isto é, deixando o Espírito Santo fluir no momento da dança.


Existem muitos outros tipos, mas esses quatro resumem a dança litúrgica. Casados com os estilos de dança, tais como clássico, moderno, contemporâneo, jazz, israelita, hip hop, street, break, pop etc, podemos encontrar pontos de equilíbrio na dança na Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia mais

#‎Ministras_Da_Dança‬ - É mais que dançar, é me render em adoração. Cada gesto significa uma expressão do meu corpo que engrandece e exalta o Nome do Senhor. É essência do meu chamado. Adorar a Deus apenas com a voz é pouco pra mim, preciso de mais. Deus precisa de muito mais. Não basta só a voz, tem que ter o corpo inteiro, e ainda assim, é pouco pra Ele. Eu danço porque nasci pra isso. Desde que fui gerada no ventre de minha mãe, era esse o meu dever aqui na Terra, adorar a Deus como meu corpo, minha alma e meu espírito. Porque o Pai procura tais que assim O adorem em Espírito e em verdade