quarta-feira, 30 de março de 2016

DANÇAR É …

A dança é o reflexo de sentimentos contidos em nosso ser e acontece em várias ocasiões.

Nosso corpo é uma preciosidade física com qual experimentamos a vida. A dança completa essa incrível experiência, por ser a arte do movimento. Deus nos deu o privilégio de viver nesta terra morando em um corpo, porém a espera de estar junto a Ele na eternidade. Por meio de nossos movimentos santos, podemos expressar passar vida.

Dançar é uma forma de linguagem e precisamos ser sensíveis para passar a mensagem corretamente, precisamos saber se o que estamos querendo transmitir e comunicar será bem compreendido por meio aos movimentos executados, não podemos dançar por dançar, é preciso refletir para então fazer entender, o mesmo deve-se acontecer com a montagem de uma coreografia.

Quando Davi foi ungido por Samuel (I Sam 16:13), o Espírito do Senhor se apossou dele e desde aquele dia foi cheio do Espírito. Em II Samuel 6: 12 – 16 Davi extravasa toda sua alegria dançando diante do Senhor por estar transportando a Arca para Jerusalém, que representava a presença de Deus no meio deles.

“Então disseram a Davi: O Senhor abençoou a casa de Obede-Edom, e tudo o que tem, por causa da arca de Deus. Assim foi Davi, com alegria. Quando os que levavam a arca do Senhor tinham dado seis passos ele sacrificava bois e carneiros cevados. Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor, e estava Davi cingido de uma estola sacerdotal de linho. Assim Davi e toda a casa de Israel subiam, trazendo a arca do Senhor com júbilo e ao som de trombetas.

Quando a arca do Senhor entrava na cidade de Davi, Mical, a filha de Saul, estava olhando pela janela. “E vendo ao rei Davi, que ia saltando e dançando diante do Senhor, o desprezou no seu coração”.

A dança que desperta o coração de Deus é aquela que é fruto de um amor verdadeiro e da alegria de um ser que esta completamente apaixonado, que O adora e entrega diariamente sua vida como oferta viva e agradável a ele e faz disso uma grande festa.

Temos motivos suficientes para adorá-lo em todo tempo, nossas vidas precisam ser de constante adoração ao Rei.

Você é convidado a se entregar a ele por meio de uma dança… Experimente isso e verás como é amado.

DICAS PARA A DANÇA NA IGREJA

A dança é um ministério de adoração que o Senhor tem levantado em algumas igrejas, mas, como é comum no meio evangélico virou “moda” e praticamente todas as igrejas dispõe de dançarinos de plantão.
Eu não sou contrário à existência da dança; creio plenamente que o Espírito de Deus tem feito uso desta forma de expressão corporal para honrar e glorificar ao Todo Poderoso. E, quando esta adoração é externada com temor e amor, o nosso Espírito alegra-se profundamente ao contemplá-la.

A infidelidade, incredulidade e a conseqüente falta de santidade de muitos povos (igrejas), impossibilitam o mover do Espírito Santo, resultando em cultos desprovidos da verdadeira unção que alimenta a alma. Para saírem desta situação, lançam mão, copiando, toda sorte de movimento. Esquecem que é o Espírito de Deus que derrama o óleo e estas práticas desprovidas de unção, são inconsistentes, sem valor diante de Deus.

Amados líderes, é preciso ouvir a voz do Espírito Santo, consultá-Lo e conhecer a Sua vontade para a igreja; não tome decisões segundo a sabedoria e ou entendimento humano. Afinal, a Igreja é do Senhor Deus que enviou o Espírito Santo a edificá-la. Se houver aprovação do Senhor quanto à existência de um ministério de dança, alguns pontos devem ser observados pelos que serão ungidos.

1- Amor a Deus:


“Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento”. Mt 22.37

A nossa condição de servos obriga-nos a sermos desprovidos de vontade própria e sujeitos ao domínio integral do Senhor Deus. Isto significa: Primeiro à vontade de Deus e em segundo plano e em conformidade com os princípios divinos, o nosso querer.

Esta condição é tão real, que o próprio Jesus, quando homem, submeteu-se por completo aos desígnios do Pai, a direção de Sua vida não estava mais sob seu controle.

Ele disse: “Pai, se queres, afasta de mim este cálice de sofrimento! Porém que não seja feito o que eu quero, mas o que tu queres”. (Lc22.42)

Esta sujeição incondicional era fruto do grande amor do Senhor Jesus, primeiro para com o Todo Poderoso e também pela humanidade que caminha a passos largos em direção à perdição eterna.

2- Temor a Deus: Coração sábio.


“Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o SENHOR. Ele dá compreensão aos que obedecem aos seus mandamentos. Que o SENHOR seja louvado para sempre!” (Sl 111.10)

Temor a Deus significa que devemos possuir sentimento de reverencia e respeito, ao contrário do que pensam alguns, ao associar temor a medo. É inconcebível que vidas impuras, desprovidas de santidade possam tomar lugar no desempenho da obra do Senhor. A falta do temor abre brechas através das quais, o maligno infiltra-se e as obras da carne ganham espaço. As pessoas que deveriam ser adoradores tornam-se em “dançarinos”, ávidos pelos elogios, sentem prazer quando são glorificados por fazerem bem as coreografias.

… Como é que vocês podem crer, se aceitam ser elogiados pelos outros e não tentam conseguir os elogios que somente o único Deus pode dar?… Se eu elogiasse a mim mesmo, os meus elogios não valeriam nada. Quem me elogia é o meu Pai…” (Jo 5.41,44;8.54) Movido pelo amor e temor, Jesus despiu-se da glória celeste, colocando-se apenas como instrumento nas mãos de Deus, para ser útil ao Reino, Ele dispensou os elogios, veja: “Eu não procuro ser elogiado pelas pessoas” (Jo 5.41)

3- Santos e Puros:

“Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus”. (Rm 1:1)

A exemplo de Paulo, somos chamados para fazermos a obra do Senhor Deus, em diversas áreas no Reino. Separados para a honra e glória do Senhor. Consciente desta condição é preciso que haja uma adequação da vida ao viver definido por Deus. Você foi chamado pelo Espírito Santo para integrar o ministério de dança? Louvor? Pregação da Palavra? Líder na igreja? Oh graças! És bem-aventurado! O mandamento é: Seja Santo! A santidade nos proporciona: -A oportunidade de comungarmos as mesmas idéias do Senhor. -E intimidade profunda com Ele.

Quando isto é uma realidade, a nossa alegria é glorificá-Lo com os nossos atos. Os frutos da carne: “… a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes, a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões, as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas”. (Gl 5.19-21) São inexistente na vida que procura ser santa e pura.

Servo leia com atenção esta mensagem, reflita sobre a tua situação com o Senhor, e jamais permita que sentimentos de orgulho, a soberba e a vaidade penetrem em teu coração, roubando o lugar que é exclusivamente do Senhor. Você é ungido a adorar através da dança? Faça isto com perfeição, com satisfação e com todas as tuas forças, para que o Senhor veja e aprove, recebendo como aroma suave a tua adoração. Não permita que a carne sobressaia e queira ouvir dos irmãos palavras afáveis; não tome a glória do Senhor para si. Amém

quinta-feira, 24 de março de 2016

sera que vc tem tantos problema assim??



Fico vendo pessoas só reclamando da vida...sera que vc tem tantos problema assim??


Quando vai dançar só abre a boca para falar ai eu não sei ou não consigo sem antes tentar coloca um monte de obstáculos,vendo este vídeo só me faz amar a Deus ainda mais e amar a Dança e me dedicar ainda mais. fazer o melhor para Deus pais estamos dançando para um rei. se vc realmente gosta de dançar então faça o melhor, se vc só diz que gosta mais não se dedica e nem quer saber procure outras coisas para fazer para Deus que vc realmente gosta ok mais não vire uma barreira para aquela pessoas que gosta de fazer e não pode pq vc esta atrapalhando.procure saber qual é o seu dom de verdade...pois a obra de Deus é augo serio e a dança para Deus não pode ser uma brincadeira também tem que ser augo serio pois a dança é uma forma de adoração de levar as boas novas,faça com amor, e da mesma forma que para ser um cantor vc tem que estudar a letra da musica e fazer aulas de canto para melhorar...vc também tem que estudar a dança e levar asserio, principalmente se vc esta fazendo para Deus.

Miriã dançou na presença de DEUS.

Exodo 15

20 Então Miriã, a profetisa, irmã de Arão, tomou na mão um tamboril, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris, e com danças.
21 E Miriã lhes respondia: Cantai ao Senhor, porque gloriosamente triunfou; lançou no mar o cavalo com o seu cavaleiro.

Miriã estava tão alegre com Deus, pelo livramento que foi dado ao povo, que dançava alegremente e ela contagiou as outras mulheres com a sua gratidão a Deus.
A nossa gratidão é contagiante. Se estivermos dançando a Deus em forma de Gratidão, vamos contagiar quem está a nossa volta.

Davi Dançou na presença do Senhor com toda sua força.
2 Samuel 6
5 Davi e todos os israelitas iam cantando e dançando perante o Senhor, ao som de todo o tipo de instrumentos de pinho, harpas, liras, tamborins, chocalhos e címbalos.
14 Davi, vestindo o colete sacerdotal de linho, foi dançando com todas as suas forças perante o Senhor,

Aqueles que dançam com uma mensagem clara, falam às pessoas com sua força, encorajamento e pelo conforto na hora de dançar. Quem dança com uma mensagem não muito clara, edifica a si mesmo, mas aquele que dança profeticamente, ou seja com uma mensagem clara, edifica a igreja.
(1 Cor 14:1-25).

terça-feira, 22 de março de 2016

ESTRUTURANDO O MINISTÉRIO DE DANÇA NA IGREJA


OBJETIVOS DO MINISTÉRIO DE DANÇA

1) Adoração    2) Evangelismo     3) Ensino     4) Restauração

O Ministério de Dança pretende adorar a Deus e proclamar sua palavra por meio do movimento. A dança, assim como qualquer tipo de arte, é um poderoso meio de levar e ensinar o evangelho de forma criativa. A palavra falada entra pelos ouvidos, mas a palavra encenada entra pelos ouvidos, olhos e emoções. Pretendemos também ensinar os integrantes para que sejam adoradores e não somente bailarinos. Pessoas com o caráter de Cristo, que busquem influenciar a sociedade através dos dons e talentos que Deus lhes deu. Fazer parte de um dos grupos do ministério, é dar a oportunidade para que a pessoa se envolva na obra, cresça no conhecimento de Deus e desenvolva seu potencial.

ONDE O MINISTÉRIO DE DANÇA PODE ATUAR?

O ministério participa nas celebrações da Igreja (tanto no momento de louvor, como com coreografias durante o culto), em projetos evangelísticos (festivais de dança, evangelismo nas ruas, viagens missionárias) e de ação social (projetos em bairros e escolas, visitas em asilos e lares), apoia as congregações, dá oficinas para treinamento e consolida a visão com várias faixas etárias da Igreja.

O LÍDER

Características de um líder: 1 Tm 3:1-13 / At 6:3

Além disso, é interessante que o líder tenha alguma experiência em dança, ou que pelo menos, se interesse em buscar e se aprimorar, procurando oferecer algo de excelência para Deus.

O MINISTRO DE LOUVOR COM DANÇAS

Antes de sermos bailarinos, somos vasos santos, ministros e sacerdotes. Logo, temos a responsabilidade de sermos referencial da glória de Deus.Aqueles que participam do ministério devem entender que o que fazem não é somente algo bonito, mas que deve comunicar alguma coisa. A arte só vai ter valor se salvar, curar, restaurar e edificar. E no caso da dança, a unção vem pelo movimento. Não se trata de um adorno para enfeitar o púlpito da igreja. A vida e o caráter do ministro devem ser tratados antes de estar à frente da igreja.

FORMAS DE TRABALHAR A DANÇA

Coreografias: movimentos pré-definidos e ensaiados. Como uma música e uma letra na qual o Senhor Jesus inspira o compositor. Aqui, podem se desenvolver temas bíblicos com mensagens associadas a problemas socioculturais, políticos e espirituais atuais. Dica: Pense na mensagem e não em simplesmente “amontoar movimento” e fazer algo esteticamente bonito.

Dança livre/ Espontânea/ Improvisação: como um cântico espiritual vindo do coração de Deus (Sl 33:3). Não existe algo pré determinado. Flui no momento.

OS ENSAIOS

O ideal é que os grupos tenham dois ou mais ensaios por semana de pelo duas horas cada um. Na dança, é necessário continuidade, caso contrario os resultados são lentos. O Ensaio é a oportunidade de criar e desenvolver o que já existe. Além de ensaiar e criar coreografias é importante que exista um tempo devocional, onde as pessoas possam orar e compartilhar a palavra de Deus, afinal, nosso interesse é ver o crescimento do individuo tanto técnica como espiritualmente.

PALAVRA FINAL

O que você tem feito para que o seu grupo desenvolva? Algumas pessoas me perguntam quanto tempo leva para que alguém aprenda a dançar e eu sempre respondo: – “A vida inteira”. Sempre temos que estar buscando, pois no momento que paramos,nosso corpo se acomoda,perdemos o alongamento, a agilidade,etc. Invista no seu ministério.As vezes temos tempo e dinheiro para tantas coisas,mas deixamos de lado aquilo que realmente é necessário. Faça aulas de dança, cursos, congressos, seminários, leia sobre o assunto, assista espetáculos, saiba o que a palavra de Deus fala sobre o assunto, veja filmes,enfim…INVISTA!Você pode optar se quer um grupo medíocre, um grupo comum ou um grupo inteligente.

Como Fazer uma Fita de Ginástica Rítmica

Material necessário


1 bastão de madeira, 30cm de comprimento e 1mm de diâmetro, com um pequeno furo na ponta. Você pode pedir a qualquer marceneiro.

1 peça de fita de cetim 10m na cor de sua escolha. Dá para fazer duas fitas.

1 rolo de fita isolante ou fita durex na cor de sua fita.

2 chaveiros.

Agulha e linha.


1º Passo:
Cubra o bastão de madeira com a fita isolante ou com o durex.



Lembre-se de furar o durex ou a fita isolante, depois de cobrir o bastão, nos locais onde há os furos no próprio bastão.


2º Passo:
Retire a argola de um dos chaveiros e conecte à correntinha do outro chaveiro, deixando-o como mostra a figura.


3º Passo:
Conecte o chaveiro ao bastão, usando uma das argolas, deixando a outra livre. É nesta outra que você colocará a fita.


4º Passo:
Corte a fita no meio, pois você só utilizará cinco metros da fita.
Marque um metro da fita com a caneta, passe pela argola livre, até o limite da marca. Lembre-se de deixar pelo lado de fora a parte brilhosa da fita.



5º Passo:
Passe as pontas da fita na chama de uma vela, para queimar de leve as pontas e evitar que a fita desfie.


6º Passo:
Costure todo esse primeiro metro da fita. Isso dará mais estabilidade à fita, fazendo com que os desenhos fiquem mais marcados e definidos. Você pode costurar a mão, se não tiver uma máquina de costura. Use uma linha do tom mais próximo possível da fita, para não destacar. Prenda os lados da fita, em todo o primeiro metro. Essa parte ficará com 50cm ao final.



Pronto, a fita está pronta para ser utilizada!

segunda-feira, 21 de março de 2016

Um dos significados da dança profética

Um dos significados da dança profetica é o uso da simbologia
Seja por panos, fitas e outros meios

As cores sao biblicas
Ja tive um estudo sobre o mundo espiritual
Ao utilizarmos algo, é ato profetico
Estamos declarando algo sobre o mundo espiritual
Quem ja fez atos profeticos sabe do q estou falando
O SIGNIFICADO DAS CORES NA DANÇA PROFÉTICA.
==>       http://ministrasdadanca02.blogspot.com.br/2016/03/o-significado-das-cores-na-danca.html <==

Lembram da prostituta raabe
Que recebeu os espias em Jerico? Antes da invasao
Na hora da queda de dos muros de Jerico ela colocou uma fita de escalarte na janela pra nao ser atacada
Deus a protegeu
Os iraelistas pra conquistar jerico, derrubar os muros, usam instrumentos profeticos
Atraves da Harpa de Davi
Os espiritos malignos se afastavam de Saul Tudo que fazemos na Dança profetica
A um impacto no mundo espiritual
O negocio de nada a ver, vai a intençao
O diabo usa isso como brecha
Quem tem um pouco de sensibilidade espiritual sabe da importancia disso
E eu aconselho
Nao sabe o significado
Nao tem entendimento
Nao use nada
So dançe
Deus vai te usar mais dançando sem nada, e o seu coraçao estara disposto em agrada lo
Do que usar algo sem conhecimento .

O SIGNIFICADO DAS CORES NA DANÇA PROFÉTICA.

A dança usa de gestos e movimentos para ministrar o louvor e a adoração a Deus.
Através dos gestos é ministrado: a cura, a libertação, a adoração, o clamor, o arrependimento, o quebrantamento e a guerra.
Cada movimento tem seu significado, cada cor é a profecia lançada sobre a igreja.
As profecias trazidas pelo ministério de dança são visuais, por isso, são usadas as cores e cada cor tem um significado profético:


Verde – Esperança, pronto para servir, para ir, perseverança, segurança, fertilidade, traz crescimento, cura. Gen 1:30, 9:3, êxodo 10:15, Salmo 52:8, 1 Reis 17:12-16, Jó 8:16, Oséas 14:8

· Vermelho – Sangue de Cristo, guerra, combate e conquista. Cor de aproximação e encontro com Deus. Traz consolo, vigor, vitória e força para superar as dificuldades, purificação. Levítico 17:11, Isaias1:18, Mateus 27:28, êxodo 25:4, 2 Reis 3:22, Zacarias 6:2, Isaías 63:2, Hebreus 9:22

· Amarelo – Em referência ao óleo: Celebração, alegria, unção e cura.
Salmo 92:10 e 14, Salmo 45:7, Tiago 5:14, Isaías 1:6, Mc 6:13, Lucas 10:34, Zacarias 4:11-14

· Azul – esta cor é naturalmente a cor do céu. Pode representar Água. Na Palavra de Deus também é cor celestial. Sempre se refere a figura de Deus celestial, revelação divina e a espiritualidade. Êxodo 24:10, Ezequiel 1:26 (safira-pedra preciosa azul), 1 Cor 15:47-49.

Dourado-- Divindade, realeza, refinamento - o ouro sempre esta relacionado a divindade, a natureza divina, para a gloria de Deus.
2 Cronicas 4:20-22, 9:17-20, Ap 4:4, Jó 23:10, 1Pe 1:7, 2Pe 1:4, Ap 21:21-22, Ap 1:13-14,3:18,

· Violeta – Piedade, sinceridade, transformação, vencendo a morte.Riqueza, Abundancia, Ser cheio do Espírito Santo - Os 2:22, Joel 2:24

· Marrom – Disciplina, uniformidade, limpeza, vitória.Arrependimento e humilhação Éster 4:3.

· Cinza Prata-- Esse metal precioso relaciona-se com a redenção, com a expiação, com o valor do resgate e com Deus, o Filho. Essa relação se torna evidente no preço pago pela traição de Cristo, nosso resgatador (veja também: Ex 30.11-16; Zc 11.12,13 e 1 Pe 1.18-20).
Redenção , Palavra de Deus - Sl12.6,

· Preto –Submissão, ausência da minha vontade, pecado, luto, humilhação e lamentação, morte,
Lamentações 4:8, 5:10, Malaquias 3:14, Jeremias 8:21, 14:2, Salmo 17:8, 18:11,efesios 5:11, salmo 97:2, Ap 6:5

· Branco – Inocência, pureza, santidade, paz, vitória, vestes de salvação, Espírito Santo e Juízo.Salmo 27:1, 51:7 , Daniel 7:9, Ezequiel 9:3 (linho) , Mateus 17:2,Ap 1:14, 3:4-5, 7:14, 19:8 (linho), 20:11

BRONZE, COBRE, METAL -- Julgamento - Ex 27:1-3, Ex. 30:17-21, Nm21:9

· Laranja – É usado em referência ao fogo = Juízo, provação, Espírito Santo.
Romanos 12:20, 1Coríntios 3:13, 2 Tessalonicenses 1:7, Hebreus 10:27

· Rosa – Pureza, intimidade com Deus, amor espiritual.Simboliza também a alegria Et 8:15, Dn 5:7.INOCÊNCIA E IGREJA DE CRISTO(Ct. 2:1,2).Com referência a Rosa de Saron. 

· Lilás – Essa cor traz referência a criança, menina.Voltar a inocência(Lc. 18:17)!Ser completamente DEPENDENTE do Pai pelo que ele é e não pelo que ele pode fazer.

Roxo = Realeza, Autoridade, Majestade, Dn. 5:7 Et. 8:13

· Vinho – Renovo Espiritual.Relacionado ao VINHO, ODRE, MATURIDADE, RESTAURAÇÃO E MILAGRES.

· AMEIXA= Riqueza, Abundancia, Ser cheio do Espírito Santo - Os 2:22, Joel 2:24

COLORIDO:ALIANÇA de Deus com o homem(Gn.9:12,13).
PRINCÍPIOS, ALEGRIA e JUBILOS.

terça-feira, 8 de março de 2016

DANÇAR PARA DEUS.

Danço não apenas por dançar, danço por sentir que cada célula do meu corpo grita e clama pela presença do Deus vivo. Sinto as notas de uma música que nunca pára, uma música que flui como um rio de águas vivas dentro de mim. Cada vez que penso em Deus me referindo a dança, meu corpo ganha uma vida exuberante, um brilho que nenhum outro ser humano tem, as minhas mãos falam várias línguas onde todos conseguem entender, os meus pés ganham vida como se tivessem vida própria, o meu corpo grita todas as palavras do meu espírito, como se eu não soubesse falar. Isto é Dançar para Deus, viver para Deus na dança, é sentir a cada gesto a presença do Pai. Não é apenas dançar.. é DANÇAR PARA DEUS.
[Tah_Diniz]


Danço não apenas por dançar, danço por sentir que cada célula do meu corpo grita e clama pela presença do Deus vivo. Sinto as notas de uma música que nunca pára, uma música que flui como um rio de águas vivas dentro de mim. Cada vez que penso em Deus me referindo a dança, meu corpo ganha uma vida exuberante, um brilho que nenhum outro ser humano tem, as minhas mãos falam várias línguas onde todos conseguem entender, os meus pés ganham vida como se tivessem vida própria, o meu corpo grita todas as palavras do meu espírito, como se eu não soubesse falar. Isto é Dançar para Deus, viver para Deus na dança, é sentir a cada gesto a presença do Pai. Não é apenas dançar.. é DANÇAR PARA DEUS.
Dançar para Deus

Não é pecado dançar, a dança tem que ser gerada do coração vindo de Deus.
No livro de ÊXODO 15:20-21-“Então Miriã, a profetiza, irmã de Arão, tomou na mão um tamboril, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris, e com danças. e Miriã respondia: cantai ao senhor, porque gloriosamente triunfou; lançou no mar o cavalo com seu cavaleiro.”.
Esse versículo fala que Miriã dançou alegremente e contagiou as outras mulheres dai então vieram todas atrás de Miriã.
Dançar pra Deus é assim, você contagia quem esta ao seu lado.
No livro de II Samuel 6.14 diz que Davi dançou com toda a sua força para Deus.
Dançamos com todas as nossas forças, porque é para Deus toda honra e toda glória.

quarta-feira, 2 de março de 2016

O Extraordinário Jotta A (Byanca Sillva)

Não se deve adorar a nenhum outro Deus senão o Senhor, e essa adoração tem que ser de todo coração, devemos adorá - lo em espírito e em verdade.




Porque eu te amei ton carfi (Bell lima)

Dançar para Deus, é Forma de Gratidão, Adoração. Quando estamos dançando, estamos dando ao Senhor uma adoração com tudo o que temos e com tudo o que somos.


Ton Carfi - Filho De Deus, Amigo Meu (Emanuel) ( Byanka silva )

Continue buscando a Deus sem cessar de todo o seu coração, seja obediente ao Senhor, para que rios de adoração fluam do seu interior


Tipos de Dança na Igreja

Existem diversos tipos de dança executadas no culto a Deus. Assim como existem diversos tipos de dança como balé clássico, contemporâneo, jazz, hip hop, Street dance, break dance, dança de salão e tantos outros. No culto, as danças são exclusivamente para acompanhar o culto, com júbilo, contrição, adoração, quebrantamento, etc.

A dança na igreja não pode ser uma "dança-show", pois este não é o seu propósito.
A dança na igreja tem um propósito específico.

Então, vamos lá.

1. Adoração
Eu diria que é a mais importante de todas, pois é quando o adorador com danças se entrega totalmente ao Senhor com seu corpo, levando muitos outros a adorar também.

Geralmente é acompanhada de músicas de mesmo tema, adoração, num ritmo mais lento. Os ministros de dança procuram movimentos que indiquem essa adoração. Geralmente no balé clássico, no contemporâneo, no moderno, entre outros movimentos que o Senhor nos indica:


2. Júbilo/Regozijo/Alegria


São músicas alegres, onde festejamos a alegria de estar na presença de Deus, louvando-o contando as muitas bênçãos. Músicas alegres, festivas, com ritmos festivos. Presença de saltos, giros, grand jetés, piruetas diversas, grand battements, dentre tantos passos do balé, também de outros estilos de dança.



3. Quebrantamento/Humildade/Arrependimento/Confissão

Momentos importantes da dança. Músicas lentas, que lembrem confissão de pecados, quebrantamento, entrega do coração a Jesus. Os movimentos têm bastante relevância no plano baixo (chão) e médio, geralmente se utiliza muito de passos do contemporâneo. 


4. Dança Profética

Dança que tem a função de profetizar e ministrar bênçãos diversas às outras pessoas, como cura, unção etc. Essas danças podem ser em qualquer ritmo, mas têm que ter a ver com o que quer se profetizar. Pode-se profetizar salvação às nações, salvação às almas perdidas (genericamente), cura às pessoas doentes presentes ou não, etc. Os movimentos são variados, o Espírito Santo direciona. Um dos movimentos mais utilizados é a imposição de mãos sobre as pessoas, com variações. A base da dança profética é a intercessão. A partir daí, são criados os diversos passos. Também é muito freqüentemente executada de forma espontânea, isto é, deixando o Espírito Santo fluir no momento da dança.


Existem muitos outros tipos, mas esses quatro resumem a dança litúrgica. Casados com os estilos de dança, tais como clássico, moderno, contemporâneo, jazz, israelita, hip hop, street, break, pop etc, podemos encontrar pontos de equilíbrio na dança na Igreja.

Ministérios de Dança


Ministérios de Dança

Lembrete: Não diga mais: Vou me apresentar na Igreja hoje. / E sim: Vou ministrar na Igreja hoje.


Grupo de Dança:
Os participantes devem escolher um nome para o grupo: O grupo se apresenta melhor e se sente melhor se estiver usando algum uniforme seja algo confortável, que facilite os movimentos.
Se for um grupo de moças é recomendável usar cabelos em coque.
Lembrete: Nem toda comunidade é obrigada a ter um grupo de dança.
A Expressão corporal revela a beleza de Deus, não dos integrantes do grupo.

Vestimentas:
Como dançarinos de um ministério, as outras pessoas olham para nós como se definíssemos um padrão de adoração apropriada. Esse padrão é de excelência. Tudo que formos fazer deve mostrar pureza de coração. Nossas roupas não devem ser uma ofensa às pessoas quem nos vêem dançar.
Por favor, tenham vestimentas planejadas antes de vir a algum evento.

Faltar Ensaios:
É permitido que cada dançarino perca um ensaio durante o tempo de preparação para uma dança. Exemplo: Se a equipe tem seis a oito semanas para se preparar para uma dança, você poderá faltar a um ensaio.
Se você perder mais de um ensaio, não poderá participar da dança. Uma exceção seria uma situação de emergência ou aprovação previa do líder.

Aulas de Dança:
Para desenvolver sua habilidade na dança diante do Senhor, cada dançarino deve fazer no mínimo uma aula de balé por semana. Você pode escolher a escola de balé de sua preferência.

Meditação:
Reuniões de meditação servem para que os membros da equipe desenvolvam força e sustento através do estudo bíblico e da oração.

Freqüência na Igreja:
Ministrar ao Senhor é um privilégio, e requer fidelidade da parte de cada membro da equipe. Freqüentar a Igreja é um compromisso que você faz com o Senhor pelo que a Palavra de deus diz. Você é livre para freqüentar a Igreja de sua escolha, contanto que permaneça fiel nisso.

Preparação:

Antes de ir ao culto para ministrar com dança, você deve passar tempo com o Senhor durante a semana. É essencial que você passe um tempo em oração e leitura da Bíblia todos os dias. Isso irá te encorajar em sua oferta de dança ao Senhor, irá te ajudar a alcançar um compromisso mais profundo e te capacitará a libertar a unção sobre sua vida.

Oração Intercessora:
A chave para um ministério é a oração conjunta. É na oração que Deus pode restaurar curar e trazer unidade a cada membro. Essa equipe amadurecerá e se aproximara de Deus através da Intercessão.

Postura:
O sucesso de todo time é a boa postura e comportamento demonstrado pelos jogadores diante de um objetivo comum. É necessário disciplina para se desenvolver o caráter de Deus. Cada dançarino deve 

trabalhar nas seguintes áreas:
1- Manter uma postura positiva diante dos ensaios e oportunidades ministeriais.
2- Vigiar contra reclamação e crítica. O Espírito Santo não habitará aonde a contenda e divisão residem.
3- Ter paciência quando as coisas dão errado e aprender a manter um forte domínio sobre sua língua.

Local:

As reuniões devem ser feitas de preferência dentro da Igreja onde o grupo vai apresentar-se com mais freqüência. Deve ser arejado e com bastante espaço para o grupo movimentar-se. O grupo deve reunir-se pelou menos, uma vez por semana.
O ensaio deve durar entre uma a duas horas. (Fica a critério do líder estabelecer o tempo).

Proclamação:
Testemunhar do amor de Cristo de forma criativa contextualizada e artística para poder atingir pessoas de varias culturas, línguas e nações.

Coreografia:

Ela nunca pode ser o foco principal de atenção no ministério, mas sim um resultado de uma experiência de adoração, de um processo constante na busca de um coração adorador, para que assim ela transmita vida.

Conteúdo:

Tema central – combinar tema com música e movimentos: Ouvir atentamente e varias vezes a música, improvisar espontaneamente o que a letra transmite.

Forma:
Após a experimentação espontânea e espiritual, padronizar em conjunto o movimento mais significativo e representativo, a seqüência de movimentos que servem para o objetivo.

O Líder:
O líder de um grupo de expressão corporal precisa de ânimo, criatividade, enderece imaginação, paciência, vontade de Louvar a Deus, necessidade de comunicar o amor de Deus para o próximo.
Seria bom se o líder tivesse um pouco de experiência com dança e teatro, mas não é obrigatório. O entusiasmo e a criatividade são muitas vezes suficientes.
O líder pode ser mulher ou homem, jovem ou criança.

Os participantes:
Os participantes de um grupo de expressão corporal precisa de boa vontade, imaginação, coordenação motora, vontade de servir a Deus, habilidades de trabalho em grupo, humildade e disponibilidade.

Leia mais

#‎Ministras_Da_Dança‬ - É mais que dançar, é me render em adoração. Cada gesto significa uma expressão do meu corpo que engrandece e exalta o Nome do Senhor. É essência do meu chamado. Adorar a Deus apenas com a voz é pouco pra mim, preciso de mais. Deus precisa de muito mais. Não basta só a voz, tem que ter o corpo inteiro, e ainda assim, é pouco pra Ele. Eu danço porque nasci pra isso. Desde que fui gerada no ventre de minha mãe, era esse o meu dever aqui na Terra, adorar a Deus como meu corpo, minha alma e meu espírito. Porque o Pai procura tais que assim O adorem em Espírito e em verdade